O jiu-jitsu foi inaugurado em 17 de outubro de 2017, no centro da juventude, onde atende jovens de diversas regiões da cidade de Porto Alegre.
Em março do ano de 2023, o aluno Nauan dos Santos iniciou sua inscrição e prática ao jiu-jitsu no CJ, através de uma indicação de um amigo, diz Nauan:
" - Meu sonho, sempre foi praticar uma arte marcial, agarrei essa oportunidade e isso me fez evoluir muito na minha vida, trazendo benefícios como a autoestima, ganho de peso e melhorou também a minha saúde... aqui é o momento onde relaxo".
Professor de jiu-jitsu Willian Rodrigues conta um pouquinho sobre sua visão desse esporte aqui no centro da juventude:
" -O praticante de jiu-jitsu, quando ele entende que o esporte vai além da filosofia, sendo um estilo de vida, ele aprende valores como a cordialidade, amizade, o respeito, afeto... Sabendo que eu não posso rotular uma pessoa, não tendo conhecimento de quem é ela, fazendo com isso fortalecer o laço entre nós. Não é só condicionamento físico, trás inúmeros benefícios, na concentração, relacionamento interpessoal. O Jiu-Jitsu vai além do tatame além do tatame!".
Sabendo que a juventude pode ser ansiosa e por vezes impulsiva nos bairros atendidos pelo Centro da Juventude Cruzeiro, houve um receio em razão aos conflitos existentes em relação ao território onde são realizadas as atividades, porém para surpresa de todos, houve acolhimento ao esporte que abriu uma porta para ser trabalhado vários valores que mesmo sendo simples, agregaram e agrega na vida desses jovens praticantes de jiu-jitsu aqui no centro da Juventude Cruzeiro.
Imagens e texto: Madu Aguirres